Buscar
  • producao567

Empresas já podem usar Pix para pagar o Simples Nacional



A partir de agora, as empresas do Simples Nacional têm a possibilidade de pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) por meio do Pix.


A Receita Federal liberou um novo formato de DAS, com QR Code, que pode ser lido pelo aplicativo do banco.


Ao pagar com o Pix a empresa tem o pagamento identificado pelo governo federal em, no máximo, 10 segundos, independentemente do dia e do horário que o tributo for quitado.


Ou seja, com o pagamento via Pix, a situação fiscal é atualizada de forma mais rápida, permitindo a emissão de certidão negativa de débitos da Receita em menos tempo.


Além disso, a possibilidade de pagamento pelo Pix faz com que a guia possa ser paga em qualquer instituição financeira que aderiu ao sistema. Antes, só era possível fazer o pagamento em bancos conveniados.


Para pagar o tributo, basta abrir o aplicativo da instituição financeira, escolher a função Pix e fotografar o QR Code com a câmera do celular para fazer o pagamento.


Caso o empreendedor não queira pagar pelo Pix, ele tem a opção de fazer o pagamento da maneira tradicional. O documento continuará tendo a linha digitável e o código de barras.


O DAS não é o primeiro tributo federal que pode ser recolhido pelo Pix; a guia eSocial Doméstico (DAE) e alguns DARFs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) também podem ser recolhidos pela tecnologia de pagamento instantâneo.


Além disso, o Pix também está disponível para os contribuintes que renegociaram débitos com o Simples Nacional.


Fonte: Fato Gerador

6 visualizações0 comentário